A Busca da Igualdade através das Políticas Educativas: Alcances e Limites

Resumo


Este artigo examina o papel da educação na redução da desigualdade social e económica. Ainda que a relação positiva entre o nível educativo de um indivíduo e seu salário sugere que a igualação do acesso a educação resultará numa distribuição económica mais semelhante, estruturas sociais e económicas muito desiguais podem diminuir o poder do sistema educacional para aumentar a igualdade. Dois pontos emergem deste discurso: (1) A única maneira de reduzir a desigualdade social e económica é seguir políticas que igualem com eficácia a distribuição de recursos e riquezas na sociedade e (2) a qualidade da educação e o acesso à mesma pode ter um efeito significativo sobre a desigualdade económica e social.

autor examina várias reformas educativas e como estas podem ou não contribuir a uma maior igualdade na distribuição da educação e, por tanto, a uma maior igualdade económica e social. As reformas menos eficazes incluem reformas “estruturais” como a descentralização e a privatização. Reformas para melhorar a qualidade dos professores —como aumentar as horas que os professores ensinam, igualar a distribuição da qualidade dos professores, e aumentar a capacidade dos professores— demonstraram conseguir maior igualdade educacional. Ainda que estas reformas são mais custosas e politicamente mais difíceis do que outras que se implementaram durante os últimos vinte anos, representam a melhor oportunidade para fazer do que a educação aumente a igualdade social e económica.

Palavras chave


Desigualdade social, desigualdade económica, igualdade, distribuição da educação, reformas educativas.

Texto completo


Texto completo HTM
Texto completo HTM (english)

Texto completo PDF
Texto completo PDF (english)

Referência

Carnoy, M. (2005). La Búsqueda de la Igualdad a través de las Políticas Educativas: Alcances y Límites. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en
Educación, 3
(2), pp. 1-14.
http://www.rinace.net/arts/vol3num2/art1.pdf. Acesso em (Data).