Uma Aproximação às Relações entre Classe Social e Habitus: as Disposições Acadêmicas dos Alunos Ibero-americanos Avaliados por PISA 2003

Resumo


No marco de um projeto que tem como finalidade analisar comparativamente os efeitos da escola sobre a distribuição do conhecimento matemático entre os alunos iberoramericanos avaliados por PISA 2003, este artigo cumpre com dois objetivos. Em primeiro lugar, apresenta-se um marco de referência teórico pelo qual se estabelece uma conexão entre o conceito de habitus desenvolvido por Pierre Bourdieu no marco de sua teoria das práticas e o conceito de aprendizagem “auto-regulado” que utiliza PISA desde 2000. Em segundo lugar, discutem-se empiricamente dois supostos teóricos do conceito de habitus, pertinentes para a análise de eficácia escolar: i) a endogeniedad deste conceito num modelo multinivel; e ii) as relações entre habitus e classe sociais.

Palavras chave


Avaliação educativa, modelo multinivel, habitus, classes sociais, PISA.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Fernández, T. (2006). Una Aproximación a las Relaciones entre Clase Social y Habitus: las Disposiciones Académicas de los Alumnos Iberoamericanos Evaluados por PISA 2003. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4(1), pp. 71-94.
http://www.rinace.net/arts/vol3num2/art6.pdf. Acesso em (Data).