A Formação em Concorrências para a Gestão e a Política Educativa:
Um
Desafio para a Educação Superior em América Latina

Resumo


A formação para a gestão e a política educativa constitui um dos grandes problemas que enfrenta a educação superior nos países de América Latina. As mudanças produzidas nos sistemas educativos demandam transformações nos métodos e os conteúdos da formação. O objetivo deste trabalho é avançar na discussão sobre como formar para a gestão e a política educativa de cara ao século XXI no contexto latinoamericano. Este texto se estrutura em três partes. Na primeira, fundamenta-se a necessidade de um novo tipo de formação para a gestão e a política educativa desde a apresentação dos novos desafios que estas devem enfrentar em América Latina. A segunda, oferece uma proposta de formação que toma como eixo ao conceito de concorrência profissional e desenvolve o estado do debate sobre esta noção. Finalmente, propõem-se seis claves para a formação das concorrências no marco da proposta mencionada.


Referência original:
Braslavsky, C. y Acosta, F. (2004). La formación en competencias para la gestión de la política educativa: un desafío para la educación superior en América Latina. En: Gestão em Ação, 7(2), pp. 123-141.


Palavras chave


Política educativa, educação superior, mudança educativa, América Latina..

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Braslavsky, C. y Acosta, F. (2006). La Formación en Competencias para la Gestión de la Política Educativa: un Desafío para la Educación Superior en América Latina. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4(2e), pp. 27-42.
http://www.rinace.net/arts/vol4num2e/art2.pdf. Acesso em (Data).