A Equidade e a Inclusão Social: Um dos Desafios da Educação e a Escola Hoje

Resumo


A educação não está sendo capaz de contribuir a superar as desigualdades nem de reduzir a brecha social, pelo que é preciso realizar maiores esforços para do que realmente se converta num motor de maior equidade social. O movimento da inclusão surgiu com força nos últimos anos para defrontar aos altos índices de exclusão e discriminação e às desigualdades educativas presentes na maioria dos sistemas educativos do mundo.

A perspectiva da inclusão demanda avançar para um único sistema educativo que seja mais diversificado para atender de forma adequada as necessidades os diferentes coletivos e pessoas, com o fim de conseguir, por diferentes vias equivalentes em qualidade, aprendizagens equiparáveis para toda a população. Isto supõe superar a atual separação entre a educação para todos e a educação para aqueles que por diferentes razões são considerados “diferentes”.

Palavras chave


Equidade educativa, inclusão social, qualidade da educação.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Blanco, R. (2006). La Equidad y la Inclusión Social: Uno de los Desafíos de la Educación y la Escuela Hoy. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4(3), pp. 1-15.
http://www.rinace.net/arts/vol4num3/art1.pdf. Acesso em (Data).