A Equidade na Distribuição de Oportunidades Educativas em México.

Resumo


A inequidad na distribuição das oportunidades educativas que desde faz vários anos foi detectada em México é um dos rasgos que caracterizam o funcionamento do sistema escolar deste país e é também uno dos grandes brincos de sua política educativa. Esta condição do sistema educativo tem ao menos duas dimensões: Por um lado, a inequidad com a que se distribuem as oportunidades de aceder e permanecer no mesmo; e por outro, a inequidad com a que se distribuem as oportunidades de obter rendimentos satisfatórios.

De acordo com cifras que proporciona a Secretaria de Educação Pública (SEP), avançou-se de maneira considerável na solução da primeira dimensão do problema, no entanto, estes lucros não vieram acompanhados com avanços na segunda.

Utilizando modelos de regressão linear simples, através da análise inter-temporal do efeito de diversas variáveis socioeconômicas e sociodemográficas no desempenho acadêmico dos sustentantes do Exame Nacional de Rendimento à Educação Média Superior (EXANI I); este trabalho mostra que segue existindo – e inclusive tende a aumentar – a inequidad com respeito à distribuição das oportunidades de obter rendimentos acadêmicos satisfatórios ao final da educação secundária.

Palavras chave


Inequidad educativa, fatores que impactam o desempenho, educação secundária, qualidade educativa, México.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Sandoval, A. (2007). La Equidad en la Distribución de Oportunidades Educativas en México. Un estudio con base en los datos del EXANI-I. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(1), pp. 22-42.
http://www.rinace.net/arts/vol5num1/art2.pdf. Acesso em (Data).