Assessorar ou Dirigir. O Papel do Assessor/a Colaborativo numa Formação Permanente Centrada no Professorado e no Contexto

Resumo


No artigo se realiza uma análise do campo da formação do professorado e do modelo de formação permanente dos últimos tempos, atendendo os novos elementos que atuaram como forças ocultas e impulsoras de um pensamento formativo inovador. Analisam-se também as condições para uma mudança na maneira de ver a formação permanente do professorado que, progressivamente, passou de uma visão de produto formativo que o professorado devia assimilar acríticamente, a outra etapa com visões diversificadas. Posteriormente, aprofunda-se a função assessora e os modelos que esta nova concepção da formação exigem. Precisam-se assessores, formadores que de maneira colaborativa ajudem a reconstruir a prática educativa.

Palavras chave


Assessoramento, direção, formação permanente, prática educativa.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Imbernon, F. (2007). Asesorar o Dirigir. El Papel del Asesor/a Colaborativo en una Formación Permanente Centrada en el Profesorado y en el Contexto. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(1), pp. 145-152.
http://www.rinace.net/arts/vol5num1/art7.pdf. Acesso em (Data).