Estilos de Gestão em Educação Municipalizada Chilena e
Formação Contínua do Professorado

Resumo

Este trabalho oferece um modelo indutivo, produto de uma investigação qualitativa, sobre estilos de gestão e seus efeitos nos espaços da administração municipal destinados a gerir a Formação Contínua do professorado, realizada em 15 comunas de Chile, baseada em informação de documentos oficiais e entrevistas a servidores públicos encarregados da administração e gestão da educação comunal, em particular do aperfeiçoamento dos professores.

Encontrou-se que os modelos de gestão que facilitam os consensos, requerem tolerância e liderança para as negociações e a expressão da diversidade. Os estilos de gestão de tipo político autoritário ou político burocrático, situam-se desde a perspectiva do déficit de conhecimentos. Nos espaços de gestão com pouca reflexão ou diversidade, pode que a seleção de oferentes careçam do suficiente conhecimento sobre as orientações teóricas e didáticas das Instituições oferentes, confundindo e as vezes desvirtuando o conceito Formação Contínua, o empregá-lo como sinônimo de aperfeiçoamento ou capacitação, afastando-se algumas vezes das necessidades locais, tanto em conteúdos como em suas formas de desenvolvimento.

Resta estudar o efeito dos estilos interativo e político democrático (convergente ou divergente) sobre o rendimento educacional e o resultado das atividades de Formação Contínua.



Palavras chave


Estilos de Gestão, formação contínua, educação municipalizada.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Sepúlveda, C. y Lagomarsino, M. (2007). Estilos de Gestión en Educación Municipalizada Chilena y Formación Continua del Profesorado. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(1), pp. 153-163.
http://www.rinace.net/arts/vol5num1/art8.pdf. Acesso em (Data).