Considerações sobre a Importância da Turma no Desempenho
dos Alunos em Escolas Municipais


Alberto de Mello e Souza y Gabriel Fonseca da Silva
Resumo


O processo de distribuição dos alunos entre as turmas de uma mesma série, conhecido como enturmação, acarreta conseqüências para o desempenho dos alunos. Neste trabalho, oferecemos evidências do efeito turma sobre o desempenho, utilizando dados de uma amostra de escolas municipais de três municípios do Estado do Rio de Janeiro. Os dados referem-se ao teste de português, aplicado a 2254 alunos da 4ª série, distribuídos em 103 turmas de 53 escolas.

O escopo do trabalho é o de contribuir para um melhor entendimento do efeito turma de três maneiras. Primeiro, para verificar a importância relativa da turma no desempenho dos alunos, são comparadas as variâncias explicadas pela turma e por três grupos de variáveis: alunos, professores, e diretores.  Segundo, é visto como três fatores ligados à enturmação, (idade média da turma, rodízio de professores e tamanho da turma) afetam o desempenho médio das turmas. Finalmente, tendo a turma como unidade de análise, observa-se a relação entre a desigualdade do desempenho, medida pelo seu desvio padrão, e a eficiência, medida pela média desse desempenho.


Palavras chave


Enturmação, escolas municipais, desempenho das turmas, eficiência e desigualdade.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

De Mello, A. y Fonseca, G. (2007). Considerações sobre a Importância da Turma no Desempenho dos Alunos em Escolas Municipais. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(2e), pp. 1-8.
http://www.rinace.net/arts/vol5num2e/art1.pdf. Acesso em (Data).