Reforma Educacional Chilena: O Dificil Equilíbrio entre a Macro e a Micro Política

Resumo


O sistema educacional chileno se encontra num momento crítico. Desde a mobilização estudiantil de mediados de 2006 a Reforma Educativa Chilena foi posta em questão. Duas perguntas são acuciantes: (1) Por que, apesar de todos os esforços e investimentos realizados desde 1990 até a data, o sistema educativo não conseguiu constituir-se numa fonte de desenvolvimento e de distribuição equitativa de oportunidades? e (2) Qual é o norte que deve guiar à política educacional chilena futura e, nesse contexto, quais são os desafios prioritários que é necessário encarar?

Este artigo contribui respostas a ambas interrogantes. Em sua primeira parte revisa as principais transformações que se introduziram ao sistema educativo chileno nos últimos 25 anos. Em sua segunda parte, o artigo responde à pergunta sobre como avançar para uma educação de qualidade para todos.

Tendo como norte as claves fundamentais da efetividade e o melhoramento educativo das escolas em Chile, a terceira parte e final do artigo, reflexiona sobre as alternativas de política que é necessário considerar para avançar para esse norte.


Palavras chave


Equidade educativa, inclusão social, qualidade da educação.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Raczynski, D. y Muñoz, G. (2007). Reforma Educacional Chilena: El Dificil Equilibrio entre la Macro y la Micro Política. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5 (3), pp. 40-83.
http://www.rinace.net/arts/vol5num3/art10.pdf. Acesso em (Data).