Avaliação Sistemática de um Projeto de Inovação para Atender à Diversidade do Corpo Discente na Educação Secundária Obrigatória “Sala de Aula Cooperativa Multinivel”

Gerardo Echeita y Carlos Jury
Resumo


Se apresenta uma parte dos resultados de uma investigação evaluativa conforme ao modelo CIPP Stumfflembean (1987), de um projeto de inovação educativa para atender à diversidade do corpo discente, levado a cabo em dois grupos de primeiro ano da Educação Secundária Obrigatória (ISSO), num centro de formação de Madri. Previamente se analisam os postulados teóricos nos que se assenta dita inovação, em particular os referidos ao próprio conceito de atendimento à diversidade em suas diferentes dimensões e significados, bem como os relativos as condições internas dos centros que facilitam a eficácia e a melhora escolar, de acordo com os postulados ao respecto de Ainscow, Hopkins, Southworth, e West (2001). Os resultados mostram que a inovação realizada foi muito positiva tanto desde o ponto de vista da satisfação percebida dos protagonistas como das aprendizagens dos alunos implicados. A investigação realizada contribuiu à melhora da inovação e a sua posterior generalização a todos os grupos de primeiro curso da ESO do centro.


Palavras chave


Investigação
evaluativa, Atendimento à diversidade, educação inclusiva, educação secundária obrigatória, aprendizagem cooperativa, eficácia e melhora escolar.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Echeita, G. y Jury, C. (2007). Evaluación Sistémica de un Proyecto de Innovación para Atender a la Diversidad del Alumnado en la Educación Secundaria Obligatoria "Aula Coopertiva Multinivel". Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5 (3), pp. 152-172. http://www.rinace.net/arts/vol5num3/art15.pdf. Acesso em (Data).