Preocupações dos Professores ante a Reforma Integral
da Educação Secundária em Mexico


Roger Reyes Osorio Puch y Silvia J. Pech Campos
Resumo


Nesta investigação de tipo exploratoria e de corte quantitativo, utilizou-se o Questionário das Etapas de Preocupações para facilitadores da mudança, baseado no Modelo de Preocupações dos professores proposto por Fuller (1972), George (1978) e Hall, et ao. (1991), com o propósito de identificar a etapa de preocupação predominante, nos professores que laboram nas quatro escolas secundárias do estado de Yucatán, em onde se levou a cabo a Primeira Etapa de Implementação (PEI) da Reforma Integral da Educação Secundária (RIES). Assim mesmo, identificaram-se as preocupações dos professores ante as propostas realizadas pela Secretaria de Educação Pública para implementar a Reforma. O instrumento se administrou a 100 professores, dos quais 50 participavam na PEI e 50 não participavam nela, ao momento de realizar a enquete.

Os resultados demonstram que o 40% (n=20) dos professores que participavam na PEI se localizaram na etapa de informação e que o 72% (n=36) dos que não participam se localizaram nesta mesma etapa, o qual evidência necessidades de informação concerniente à Reforma. Por outra parte, identificou-se uma alta preocupação para as mudanças propostas pela Secretaria de Educação, ao igual que as necessidades de capacitação para melhorar o desempenho docente dos sujeitos. De maneira geral, identificou-se uma perspectiva moderadamente positiva para as possibilidades de sucesso da Reforma para a qualidade educativa no estado.


Palavras chave


Modelo de
adoção centrada nas preocupações, professores de educação média, Reforma Integral da Educação Secundária.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Reyes, R. y Pech, S.J. (2007). Preocupación de los Profesores ante la Reforma Integral de la Educación Secundaria en México. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5 (3), pp. 173-189.
http://www.rinace.net/arts/vol5num3/art16.pdf. Acesso em (Data).