O Direito a uma Educação de Qualidade para Todos em América Latina e o Caribe


OREALC/UNESCO Santiago
Resumo


Neste artigo se descreve a proposta do Escritório Regional de Educação da UNESCO para América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) com respeito às dimensões que conformam uma Educação de Qualidade a partir de um enfoque de Direitos Humanos.

A proposta analisa, em primeiro termo, os principais problemas que enfrentam América Latina e o Caribe para levar adiante um processo de desenvolvimento humano sustentável e atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: a superação da pobreza, o combate às desigualdades sociais, a superação da fragmentação sociocultural e a violência, e a consolidação de uma cultura democrática. Em segundo termo aborda a reflexão da idéia da Educação como um Direito Humano Fundamental. A partir desse enfoque e em coerência com o mesmo apresenta um conceito de qualidade da educação com cinco dimensões: equidade, relevância, pertinência, eficácia e eficiência.


Palavras chave


Desenvolvimento humano, qualidade, equidade, eficácia, eficiência, América Latina e o Caribe.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

OREALC/UNESCO (2007). El Derecho a una Educación de Calidad para Todos en América Latina y el Caribe. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5 (3), pp. 1-21.
http://www.rinace.net/arts/vol5num3/art1.pdf. Acesso em (Data).