As (Im)possibilidades da Educação Cidadã em México

Resumo


Este trabalho se ocupa de um aspecto da vida democrática, a educação cidadã, e está situado na condição atual da sociedade mexicana e do sistema político que a limita ao subordiná-la a interesses particulares em lugar de servir-lhe coerentemente como um instrumento de realização do tipo de convivência que por fundar-se nos valores da democracia e os direitos humanos, transformaria as relações sociais cotidianas.

A análise toma como ponto de partida as eleições federais de 2006, as quais tiveram um efeito relevante: mostraram as limitações éticas e os profundos conflitos desta natureza que estão presentes na vivência da democracia em México.

A fim de propor um curso de ação na formação para a democracia, analisa-se que é esta forma de vida em general e daí é na concepção constitucional mexicana; afirma-se que é necessário formular e destacar uma perspectiva educativa na ação social dentro e fora da escola que promova os valores democráticos. Com base no vínculo jurídico entre educação e democracia se precisa o sentido que esta última tem como origem e meta da educação numa sociedade de direitos e se afirma que é uma responsabilidade coletiva e se propõem orientações para a formação democrática.


Palavras chave


Democracia em México, responsabilidade política, educação cidadã, participação social.


Texto completo


Texto completo HTM
Texto completo PDF

 
Referência

Barba, J.F. (2007). Las (Im)posibilidades de la Educación Ciudadana en México. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(4), pp. 51-69. http://www.rinace.net/arts/vol5num4/art3.pdf. Acesso em (Data).