Formação de Estudantes Deliberantes para uma Democracia Deliberativa

Resumo


Neste trabalho lhe estamos propondo à educação um desafio não menos: capacitar cidadãos para viver e contribuir a instalar uma democracia deliberativa Começaremos , em primeiro lugar, respondendo à pergunta que faz valiosa a democracia? Nossa resposta é que o valor intrínseco da democracia radica precisamente no nível de participação de seus cidadãos como seres deliberantes e ativos . Estaremos aclarando o que estamos entendendo por democracia deliberativa através de certos indicadores operacionais.

Por último, dado que a intenção central é analisar o papel que a educação tem que jogar na formação de sujeitos deliberantes, faremos referência, em primeiro lugar, ao curriculum (explícito e oculto) e à pedagogia deliberativa que se nutre da pedagogia crítica, pedagogia da alteridad e pedagogia problematizadora.


Palavras chave


Democracia deliberativa, curriculum para a deliberação, pedagogia crítica, pedagogia da alteridad, pedagogia problematizadora.


Texto completo


Texto completo HTM
Texto completo PDF

 
Referência

Magendzo, A. (2007). Formación de Estudiantes Deliberantes para una Democracia Deliberativa. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(4), pp. 70-82. http://www.rinace.net/arts/vol5num4/art4.pdf. Acesso em (Data).