Para um Modelo de Eficácia Escolar. Estudo Multinivel sobre os Fatores de Eficácia
das Escolas Espanholas

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação empírica cujo objetivo é elaborar um modelo de Eficácia Escolar, como primeiro passo necessário para lhe geração de uma teoria de eficácia educativa. Desenvolve-se a partir de uma análise secundária, utilizando Modelos Multinivel, de uma avaliação nacional desenvolvida a estudantes de Primária em Espanha. Depois de uma revisão dos diferentes modelos de eficácia escolar desenvolvidos até o momento, e descrever a metodologia do estudo, o artigo recolhe os resultados da investigação centrados -em primeiro termo- num Modelo empírico e global de eficácia escolar.

A partir do mesmo e num esforço de concretar as relações que se dão entre os fatores escolares e de sala de aula, propõe-se um Modelo analítico de eficácia escolar. Modelo que pode constituir-se em interessante ferramenta tanto para a tomada de decisões como para posteriores investigações.


Palavras chave


Eficácia escolar, modelos multinivel, primária, Espanha.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Murillo, F.J. (2008). Hacia un Modelo de Eficacia Escolar. Estudio Multinivel sobre los Factores de Eficacia de las Escuelas Españolas. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 6(1), pp. 4-28.
http://www.rinace.net/arts/vol6num1/art1.pdf. Acesso em (Data).