Fatores Escolares Associados às Aprendizagens na Educação Primária Mexicana:
Um Análise Multinivel

Resumo


Este artigo aborda quatro problemas de investigação: i) determinar a capacidade das escolas primárias mexicanas para incidir nas aprendizagens de matemáticas e leitura; ii) conhecer os fatores associados a estes resultados; iii) explorar a existência de diferenças nestes efeitos segundo o meio sociocultural da escola; e iv) explorar o papel das escolas na estruturação da desigualdade sociocultural e de gênero.

Utilizando dados das Provas Nacionais do INEE, achou-se que: i) as escolas mexicanas têm um poder reduzido para incidir nas aprendizagens, frente ao peso dos fatores socioculturais; ii) destaca-se, não obstante, a influência dos recursos humanos das escolas, a estabilidade dos docentes na escola, e o clima de sala de aula; iii) a gestão, o clima escolar, e as oportunidades de aprendizagem, praticamente não mostraram associação com as aprendizagens; iv) a eficácia destes fatores varia de acordo com o contexto sociocultural da escola; alguns se associam com uma melhora adicional das aprendizagens nos contextos mais desfavoráveis; v) existem diferenças significativas entre as escolas no que diz respeito à magnitude dos efeitos da origem sociocultural e o gênero dos alunos.


Palavras chave


Qualidade e equidade educativas, fatores escolares associados à aprendizagem, modelos estatísticos hierárquico-lineares.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Blanco, B. (2008). Factores Escolares Asociados a los Aprendizajes en la Educación Primaria Mexicana: Un Análisis Multinivel. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 6(1), pp. 58-84.
http://www.rinace.net/arts/vol6num1/art4.pdf. Acesso em (Data).