Percepção e Valoração da Qualidade Educativa de Alunos e Pais em
14 Centros Escolares da Região Metropolitana de Santiago de Chile

Resumo


O presente artigo se emoldura num dos temas hoje centrais em nosso país, a Qualidade e Avaliação Educativa; e faz parte da Defesa de estudos avançados (DEA-2004) a respeito da percepção e valoração de alunos e famílias em 14 colégios de Santiago de Chile a partir da aplicação de um questionário desenhado pelo Instituto de Assessoramento Educativo (IDÉIA).

Identifica 7 fatores que medem a qualidade da educação. As variáveis para a análise deste estudo estão referidas ao contexto sociocultural, tamanho e dependência dos colégio, gênero, nível educacional, idade e curso de Famílias e Alunos respectivamente. Cabe destacar que os alunos ressaltam a valoração das relações entre seus colegas e a atitude do professor/a chefe e suas famílias, o atendimento que recebem do professor/a e a comunicação que recebem do colégio.


Palavras chave


Qualidade educativa, avaliação, valoração de pais e alunos, Santiago de Chile.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Palma, E. (2008). Percepción y Valoración de la Calidad Educativa de Alumnos y Padres en 14 Centros Escolares de la Región Metropolitana de Santiago de Chile. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 6(1), pp. 85-103.
http://www.rinace.net/arts/vol6num1/art5.pdf. Acesso em (Data).