Avaliar a Qualidade da Resposta da Escola à Diversidade de Necessidades
Educativas dos Estudantes
Resumo

Na primeira parte deste trabalho se apresenta de maneira geral o Projeto FONDEF D04I1313, o qual se encontra em execução. Este consiste na construção de um modelo para avaliar a qualidade da resposta da escola à diversidade de estudantes, com ênfases naqueles que apresentam necessidades educativas especiais. A segunda parte, contribui uma análise exaustiva do conceito de qualidade em educação e a qualidade da educação desde uma mirada centrada na escola, revisão realizada no marco do mesmo projeto, em tanto a qualidade constitui um eixo central do modelo de avaliação que se está desenvolvendo.

Muitos países estão investindo importantes esforços e recursos para incentivar processos de melhora contínuos nas escolas, que impactem nos resultados de aprendizagem dos estudantes e incrementem os níveis de qualidade e equidade da educação. A dificuldade de chegar a consenso respecto de que é uma escola exitosa ou eficaz, leva a perguntar-se sobre o conceito de qualidade e de equidade, sobre quais são bons resultados educativos e como identificá-los e avaliá-los, questões que estão no centro do debate nacional em educação.

O enfoque adotado no modelo de avaliação Inclusiva, considera como fatores finques de qualidade a inclusão e a resposta a diversidade do corpo discente, adotando um conceito de qualidade que incorpora o atendimento preferencial aos grupos de alunos mais vulneráveis, seja por ter algum tipo de necessidade educativa especial ou, por estar em situações sociais ou culturais desfavoráveis. Desde esta perspectiva, parte-se da premissa que não há uma educação de qualidade sem equidade, nem equidade sem qualidade.

Palavras chave


Avaliação, melhora da escola, qualidade e equidade, diversidade e necessidades especiais.

Texto completo

Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Duk, C. y Narvarte, L. (2008). Evaluar la Calidad de la Respuesta de la Escuela a la Diversidad de Necesidades Educativas de los Estudiantes. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 6(2), pp. 137-156.
http://www.rinace.net/arts/vol6num2/art10.pdf. Acesso em (Data).