El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Em Procura de uma Distribuição mais Racional e Equitativa dos Programas que se Destinam, em México, ao Melhoramento da Qualidade da Educação Básica

 
Resumo
 

Se construiu uma base de dados que permitiu identificar as escolas nas que se implementaram diversos programas orientados a melhorar a qualidade da educação básica. Em seguida -controlando os graus de marginalidade das localidades em que se encontravam as escolas- se estimou a eficácia acadêmica de ditos programas (expressado pelo aproveitamento que obtiveram, em média, os centros escolares nas que -isoladamente ou em forma conjunta- aqueles foram implementados). Ao comparar esse aproveitamento com o que obtiveram as “escolas testemunha” (aquelas nas que não foi implementado programa algum) estimaram-se os puntajes marginais sócios com cada programa ou combinação dos mesmos. Por separado, construíram-se os custos por aluno correspondentes a cada programa -ou combinação dos mesmos-; os quais foram considerados, também, como “custos marginais” (porque eram adicionais aos custos de operação das escolas). Ao comparar esses puntajes com os custos respectivos, obteve-se a relação puntaje/custo. Considerou-se que essa relação representava o grau de eficiência com a que foram aproveitados os recursos financeiros destinados ao programa (ou conjunto de programas) correspondentes. Encontrou-se que, só em poucas ocasiões, a eficácia dos programas coincidia com a eficiência dos mesmos. Por esta razão, propõe-se uma regra de decisão para distribuir os programas (ou suas combinações) entre as escolas, aplicando um critério de equidade.

 
Palavras Chave
 

Qualidade,equidade,eficiência, programas de melhoramento, educação básica, Mexico.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência


Muñoz-Izquierdo, C., Magaña, R. y Bravo, M. (2012). En Busca de una Distribución más Racional y Equitativa de los Programas que se Destinan, en México, al Mejoramiento de la Calidad de la Educación Básica. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (1), pp. 5-25.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num1/art1.pdf. Acceso em (Data).