El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


A Cultura de Aprendizagem das Organizações Educativas.
Instrumentos de Diagnóstico e Avaliação

 
Resumo
 

A investigação educativa desenvolvida a partir de experiências, de modo crescente, pôs de manifesto a melhora educativa quando as escolas funcionam como Organizações que aprendem. Promover processos de melhora deve ter, como ponto de partida, um “diagnóstico” da situação atual da organização. Neste trabalho se revisam os melhores instrumentos de diagnóstico com que contamos sobre as Organizações que Aprendem, sua categorização e adaptação ao contexto espanhol. O Questionário sobre as “Dimensões de uma Organização que Aprende”, desde sua proposta por Watkins e Marsick (1997) teve uma ampla aceitação, sendo objeto de adaptação e validação transcultural em muitos países. Por isso, faz-se uma extensa análise, mais especificamente da adaptação e validação no âmbito hispanoamericano (Colômbia e Venezuela). No estudo em que nos baseamos fizemos (Bolívar, 2011) nossa própria tradução e uma adaptação ao contexto escolar, particularmente de sua versão abreviada (Yang, 2003). A sua vez, formulam-se linhas para completar o diagnóstico com instrumentos qualitativos e numa dimensão de Comunidade Profissional de Aprendizagem.

 
Palavras Chave
 

Cultura de aprendizagem, organizações que aprendem, aprendizagem organizacional, instrumentos de diagnóstico, questionário, “dimensões de uma organização que aprende”, diagnóstico organizativo.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência


Bolívar, M.R. (2012). La Cultura de Aprendizaje de las Organizaciones Educativas. Instrumentos de Diagnóstico y Evaluación. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (1), pp. 143-162.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num1/art9.pdf. Acceso em (Data).