Este artigo se centra no estudo de investigação desenvolvido no País Vasco, emoldurado num projeto europeu mais amplo, denominado Creanova, cujo equipe aglutina a pessoas de instituições e organismos de oito diferentes países. O objetivo principal foi identificar e compreender os fatores e as condições que são necessários para melhorar as concorrências criativas e promover a cultura da criatividade e inovação em âmbitos tão diversos como a formação profissional, a educação de pessoas adultas e o mundo do trabalho. O desenho metodológico está estruturado em duas fases: a) Análise de cinquenta “boas práticas” em seis países (País Vasco, Finlândia, Irlanda, Escócia, Itália e Estônia) e elaboração de um modelo didático para a análise e desenvolvimento das concorrências criativas, b) Aplicação do modelo didático em quatro contextos educativos reais.(País Vasco, Finlândia, Escócia e Itália). O modelo didático com o que trabalhamos identifica quatro fatores (necessidade, interação, liberdade e meio) em torno dos quais se aglutinam elementos e condições que estimulam a criatividade como parte da aprendizagem. A análise experimental revela que os fatores assinalados: a) São dimensões ordenadoras da prática educativa e constituem uma ferramenta de desenho e análise de práticas nas favorecedoras da criatividade, b) Permitem articular a teoria e a prática em contextos culturais específicos e c) Constituem um instrumento singelo e acessível para as pessoas implicadas direta ou indiretamente nos processos formativos (formais, não formais e do mundo trabalhista).
Palavras Chave
Criatividade, aprendizagem criativa, inovação social, formação, contexto social, formação profissional, aprendizagem no lugar de trabalho.
Fernández, I., Eizagirre, A., Arandia, M., Ruiz, P. y Ezeiza, A. (2012). Creatividad e Innovación: Claves para Intervenir en Contextos de Aprendizaje. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (2), pp. 23-40.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num1/art2.pdf. Acceso em (Data).