El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


A Formação de Estudantes de Grau Undécimmo no Campo da Escritura Argumentativa. Estudo de Caso em Quatro Colégios Públicos em Bogotá

 
Resumo
 

O presente estudo teve como objetivo identificar as demandas e necessidades escriturais de ordem argumentativo em estudantes de grau décimo primeiro em quatro colégios públicos de Bosa, com o fim de construir uma proposta didática de acompanhamento escritural no marco das políticas de Articulação da Educação Média com a Educação Superior, formuladas pela Secretaria de Educação Distrital de Bogotá (SEDE, 2009).

O sustento teórico foi o enfoque da escritura como processo (Wells, 1990; Scardamalia e Bereiter, 1985; Flower e Hayes, 1996; Corvo e Flórez, 1992, 2005, entre outros) que enfatiza nos passos e estratégias que utiliza um escritor ao redigir: preescritura, rascunho, revisão e edição. Assim mesmo, fez-se acopio do laboratório UNescribe da Universidade Nacional de Colômbia, como apoio e estratégia para a proposta de escritura já que este procura formular propostas de acompanhamento a docentes e estudantes para melhorar as habilidades escriturais (Moreno, 2007).

Metodologicamente a investigação se emoldurou num desenho descritivo-transversal (Hernández, Fernández e Baptista, 1991). Descreveu-se uma realidade in situ fazendo uma análise e interpretação do processo escritor nos colégios selecionados de maneira aleatória. Os resultados mostraram a importância da escritura argumentativa na construção de conhecimento e como eixo indispensável para enfrentar os reptos da Educação Superior por parte da população participante. Igualmente, o estudo permitiu construir uma proposta escritural orientada a melhorar as dificuldades argumentativas desde um enfoque da escritura como processo para ser trabalhada em classe e ofertada, em seu momento, pelo laboratório UNescribe.

 
Palavras Chave
 

Argumentação, escritura como processo, acompanhamento escritural, articulação.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Gómez, J.C. (2012). La Formación de Estudiantes de Grado Undécimmo en el Campo de la Escritura Argumentativa. Estudio de Caso en Cuatro Colegios Públicos en Bogotá. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (2), pp. 97-121.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num1/art7.pdf. Acceso em (Data).