El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Síndrome de Burnout e Sintomatologia Depressiva em Professores:
Relação entre Tipo de Docência e Gênero em Estabelecimentos Educacionais Subvencionados de Santiago de Chile

 
Resumo
 

As características da Síndrome de Burnout (SB), convertem-no num transtorno que além de afetar a qualidade de vida e o desempenho trabalhista, podem associar-se com o desenvolvimento de outras patologias psicológicas tais como a ansiedade, vícios e sintomas depressivos, em diferentes magnitudes. Estudos recentes reportaram que os estabelecimentos educacionais subvencionados e municipalizados são foco de alta vulnerabilidade em Chile para os profissionais da educação pelas condições de trabalho que enfrentam, num palco nacional de crescentes demandas por uma melhor qualidade educativa. Método: Descrever a presença de SB e sintomatologia depressiva (SDP) em professores de colégios subvencionados de Santiago e relacionar ambas categorias psicológicas mediante uma análise da correlação. Sujeitos: participaram 60 professores, mulheres (30) e varões (30) aos quais se lhes aplicou o Inventário de Burnout de Maslach (MBI) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Resultados: Os resultados mostram um coeficiente de correlação elevado (R=0.85) entre ambas variáveis. Não obstante, não se encontraram diferenças significativas entre tipo de docência (básica ou média) e a presença de SDP e SB. Discussão: Sugere-se aprofundar no contexto organizacional dos colégios, conjuntamente as variáveis de afrontamiento, autoeficacia, autoestima, apoio social. Discussão: Sugere-se aprofundar no contexto organizacional dos colégios, conjuntamente as variáveis de afrontamiento, autoeficacia, autoestima, apoio social.

 
Palavras Chave
 

Burnout, sintomatologia depressiva, tipo de docência, estilos de afrontamiento, autoestima, autoeficacia, apoio social, qualidade de vida.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Darrigrande, J.L. y Durán, K. (2012). Síndrome de Burnout y Sintomatología Depresiva en Profesores: Relación entre Tipo de Docencia y Género en Establecimientos Educacionales Subvencionados de Santiago de Chile. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (3), pp. 72-87.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num3/art5.pdf. Acesso em (Data).