El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Atendimento da Diversidade no Contexto Educativo Chileno: Concepções do Professorado sobre Avaliação e Desenho da Proposta Curricular

 
Resumo
 

Neste artigo se apresenta um estudo que indagou as concepções de futuros e atuais professores de Educação Especial e de Ensino Geral Básica, com respeito à inclusão educativa de alunos que apresentam incapacidade intelectual, especificamente, no que se refere ao desenho da proposta curricular e avaliação no contexto educativo chileno. Para o lucro destes propósitos, realizou-se um estudo de corte qualitativo mediante a realização de grupos de discussão. Os resultados quanto ao desenho curricular, indicam a presença de diferentes concepções que se correspondem com três perspectivas: currículo especial, currículo comum flexível e, currículo comum sem adaptações. Com respeito à avaliação, os achados assinalam a presença de duas perspectivas centrais: modelo clássico de avaliação, modelo de avaliação contínua e formativa. Os participantes se referem a dificuldades tanto para adaptar o ensino como para levar a cabo processos evaluativos que respondam à diversidade do corpo discente. Finca-se na formação profissional como elemento que pode favorecer uma educação inclusiva.

 
Palavras Chave
 

Educação inclusiva, concepções do professor, desenho curricular, avaliação, incapacidade intelectual.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência
San Martín, C. (2012). Atención de la Diversidad en el Contexto Educativo Chileno: Concepciones del Profesorado sobre Evaluación y Diseño de la Propuesta Curricular. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (4), pp. 164-183.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num4/art11.pdf. Consultado el (Fecha).