El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Vida e Trabalho como Espaço de Formação na Educação Secundária na Província de Córdoba, Argentina

 
Resumo
 

Uma educação de qualidade para os jovens requer, em primeiro termo, perguntar-se por suas identidades, seus contextos, suas potencialidades e expectativas. Por outra parte, os complexos palcos atuais desafiam aos processos de construção, desenvolvimento e implementação curricular a propor novas maneiras de fazer escola para estes jovens, o que implica transformações nos saberes a priorizar, bem como nas perspectivas, as interpretações e as práticas educativas.

Neste marco, a proposta do espaço curricular Formação para a Vida e o Trabalho, contemplado na oferta educativa da Educação Secundária Obrigatória do Ministério de Educação da Província de Córdoba, Argentina, delineia um currículum que –articulando educação, mundo da vida e mundo do trabalho- promove novos modos de relação com o saber socialmente relevante e a diversificação dos âmbitos de experiência escolar e extraescolar dos estudantes. Para isso, abre para os jovens da escola secundária variados espaços de participação no contexto e habilita oportunidades para que, desde seu presente, possam começar a projetar-se na dimensão vocacional e sócio ocupacional aos fins de sua efetiva inclusão social.

 
Palavras Chave
 

Qualidade educativa , currículum, práticas educativas, conexão curricular, projeto de vida- mundo do trabalho, intervenção sociocomunitaria- projeto sócio ocupacional, práticas situadas.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência
Ferreyra, H. A., Vidales, S. N., Rimondino, R. y Bonelli E. (2012). Vida y Trabajo como Espacio de Formación en la Educación Secundaria en la Provincia de Córdoba, Argentina. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (4), pp. 184-202.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num4/art12.pdf. Consultado el (Fecha).