El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Análise dos Modelos Curriculares Bilingue e de Imersão numa Sociedade Multilíngüe e Multicultural

 
Resumo
 

Neste trabalho de investigação se realiza um estudo qualitativo e quantitativo comparado dos níveis de eficácia de dois modelos básicos curriculares utilizados em California com população latina imigrante: o bilingue de transição a curto prazo (TBP) e o de imersão estruturada ao inglês (SEI). Para isso se utiliza uma mostra de três grupos de alunos de segundo curso de primária no contexto da cidade de Santa Ana, California (USA) e como instrumentos de medida os teste estandarizados de âmbito estatal CELDT e CST. Em primeiro lugar, mediante um estudo longitudinal, analisa-se o nível de concorrência lingüística adquirido pelos alunos de ambos programas num período de 5 anos consecutivos. Em segundo lugar, compara-se o nível obtido pelos três grupos em linguagem e matemáticas em 2º curso de primária. Para terminar se analisa o papel que jogou o uso da língua materna na aprendizagem dos conteúdos curriculares, a aquisição de destrezas e hábitos de trabalho e os aspectos emocionais e afetivos relacionados em ditos processos. Os resultados e conclusões deste estudo pretendem contribuir novos dados de valor e interesse à comunidade científica e ao permanente debate sobre a necessidade de implantação de programas bilingues no trabalho com imigrantes, ao mesmo tempo que inspirar mudanças que possam dar uma melhor resposta educativa às demandas lingüísticas, profissionais, sociais, políticas e culturais de nosso tempo e nosso meio multicultural.

 
Palavras Chave
 

Aquisição de uma língua, educação bilingue, programa de imersão, imigrantes, L1, língua materna, L2, segunda língua, concorrência lingüística, multiculturalismo.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência
García Martín, M.J. (2012). Análisis de los Modelos Curriculares Bilingüe y de Inmersión en una Sociedad Multilingüe y Multicultural. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (4), pp. 78-102.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num4/art6.pdf. Consultado el (Fecha).