El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Proposta e Análise de um Modelo para a Supervisão e Inspeção dos Processos de Avaliação do Corpo discente em Centros Educativos “MOSUPEV”: Um Estudo de Casos

 
Resumo
 

Este artigo descreve e analisa um modelo de supervisão e inspeção do processo de avaliação do corpo discente denominado “MOSUPEV” (Modelo de Supervisão da Avaliação) que de forma experimental se desenvolveu na província de Toledo (Castilla-A Mancha) durante dois cursos acadêmicos 2009/11. A supervisão e inspeção dos processos avaliação do corpo discente é um dos pilares fundamentais para a mudança e transformação do sistema educativo atual e para a garantia do direito fundamental do corpo discente a uma avaliação objetiva. Portanto, a supervisão e assessoramento destes processos deve ser uma ação prioritária dos serviços de inspeção educativa de todas as comunidades autônomas. Metodologicamente, é uma investigação descritiva e quantitativa na que apresentamos as características fundamentais do modelo e analisamos posteriormente quantitativamente o modelo proposto mediante pretest e postest em dois centros experimentais e outros dois controle. Entre as conclusões finais, destaca-se que um modelo de supervisão da avaliação do corpo discente consensuado, protocolizado, flexível e holístico favorece o cumprimento do regulamento ao respecto como garantia do direito a uma avaliação objetiva e, ao mesmo tempo, incentiva novos modelos de avaliação escolar nos centros educativos.

 
Palavras Chave
 

Avaliação escolar, supervisão, inspeção educativa, organização escolar.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência
Vázquez, E. (2012).Propuesta y Análisis de un Modelo para la Supervisión e Inspección de los Procesos de Evaluación del Alumnado en Centros Educativos “MOSUPEV”: Un Estudio de Casos. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (4), pp. 114-133.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num4/art8.pdf. Consultado el (Fecha).