REICE 2013 - Volumen 11, Número 2
Valorações Recentes dos Efeitos Educativos dos Programas Compensatórios que se implementaram em México
Resumo


En México se implementaram diversos programas públicos com a finalidade de abater as desigualdades educativas. Alguns apóiam acadêmica e administrativamente às escolas que atendem principalmente aos estudantes de escassos recursos. Outros distribuem transferências em numerário, e em espécie, aos estudantes que se encontram em situação de pobreza.

 

As avaliações desses programas demonstraram que, ainda quando eles são adequadamente implementados, têm escassas possibilidades de atingir -por si mesmos-, os objetivos que perseguem- Se assinalam os fatores determinantes desse achado e se conclui que é indispensável dar uma educação de qualidade em todas as escolas. Em conseqüência, propõe-se oferecer aos estudantes uma educação orientada à equidade, mas se reconhece que- enquanto não seja possível chegar a essa meta- os programas compensatórios e as transferências em numerário seguirão sendo necessários.

Palavras Chave
Desigualdades educacionais, programas públicos focalizados, transferências em efetivo, avaliação educativa.
Texto Completo
Full text HTMHTML
Full textPDFPDF
Referência
Muñoz Izquierdo, C. (2013). Valoraciones Recientes de los Efectos Educativos de los Programas Compensatorios que se han Implementado en México. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 11(2), 149-163.
Recuperado de: http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol11num2/art7.pdf