REICE 2014 - Volumen 12, Número 1
Custos nas instituições federais de ensino superior: análise comparativa entre duas Universidades Federais do Sul do Brasil
Resumen

A educação, aliada ao desenvolvimento dos países, e seus benefícios com reflexos nos custos tanto para os indivíduos quanto para a sociedade, constituem preocupação tanto o Estado quanto para as famílias. No âmbito do ensino superior brasileiro, o custo é debatido em torno do denominado custo por aluno. O Ministério da Educação definiu uma fórmula para o cálculo deste indicador de desempenho, e o Tribunal de Contas da União faz uso deste como forma de mensurar o desempenho das instituições federais de ensino superior. No entanto, para alguns estudiosos, este é um indicador que necessita de aprimoramento, na medida em que deixa de contemplar todos os aspectos inerentes à mensuração do desempenho dessas instituições, levando a um viés. Este trabalho tem como principal objetivo comparar os custos de duas instituições federais de ensino superior brasileiras, de modo a identificar se as variações ocorridas ao longo dos anos analisados são significativas.

Descriptores
IFES, Custo por aluno, Custos, Comparação, Desempenho.
Texto Completo
Texto completo HTMHTML
Texto completoPDFPDF
Referencias

Chiau, A.V. y Panucci-Filho, L. (2014). Custos nas instituições federais de ensino superior: análise comparativa entre duas Universidades Federais do Sul do Brasil. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 12(1), 55-71.
Recuperado de: http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol12num1/art4.pdf