REICE 2015 - Volumen 13, Número 2
Análise Bibliométrica sobre Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual para Ingresso em Serviços de Educação Especial
Resumen
O tema desse artigo é a avaliação da deficiência intelectual visando a inclusão de pessoas com essas deficiências em serviços de educação especial. Trata-se de um estudo que analisou a produção científica acadêmica brasileira sobre esse tema composta por artigos, teses e dissertações. A metodologia adotada foi baseada na abordagem bibliométrica, com enfoque quantitativo e qualitativo para a análise dos resultados. Os resultados evidenciaram a predominância de modelos de avaliação da deficiência intelectual com enfoque educacional, contradições entre os conceitos de deficiência e os critérios de avaliação, ausência de critérios avaliativos comuns, dúvidas sobre a eficácia da avaliação como instrumento de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem e opinião favorável ao entendimento da deficiência intelectual sob uma abordagem multidimensional, na qual o contexto social é valorizado.
Descriptores
Deficiência intelectual, Educação Especial, Análise bibliométrica.
Texto Completo
Texto completoPDFPDF
Referencias
Stelmachuk, A.C.L. y Hayashi, M.C.P. (2015). Análise bibliométrica sobre avaliação de pessoas com deficiência intelectual para ingresso em serviços de Educação Especial. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 13(2), 27-49.
Recuperado de: http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol13num2/art2.pdf