Educação da Liberdade. Uma Nova Aproximação para Compreender a Relação Valorizes-Educação no Contexto de Pluralidade e Incerteza do Mundo Atual
 
Resumo
 

O horizonte de crise-mudo-globalização em que se encontra o mundo faz que o tema dos valores na educação e suas concretizações na chamada “educação em valores” adquiram cada vez maior relevância. A mudança de época que vivemos, justifica a preocupação pelo tema mas este contexto mundial está marcado por dois elementos que se devem tomar em conta para propor programas eficazes de educação moral e programas mais pertinentes de investigação sobre o tema. Estes dois elementos são a incerteza e a pluralidade. Num contexto como este, é necessário procurar novos enfoques de formação e investigação sobre o tema dos valores que respondam ao sujeito humano de hoje. Uma distinção filosófica que pode ajudar a esta busca é a que fazem Zubiri e Aranguren entre “moral como conteúdo” e “moral como estrutura”. Uma pessoa pode viver à margem dos conteúdos morais de sua sociedade, mas nenhum ser humano pode evitar ser “estruturalmente moral”. A proposta deste trabalho consiste em que uma educação moral para os tempos de incerteza e pluralidade que hoje vivemos deve ser uma proposta baseada na moral “como estrutura” e não, como a maioria dos programas atuais, na moral “como conteúdo”.

 
Palavras Chave
 

Crise, mudança, globalização, educação em valores.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

López, J.M. (2009). Educación de la Libertad. Un Nuevo Acercamiento para Comprender la Relación Valores-Educación en el Contexto de Pluralidad e Incertidumbre del Mundo Actual. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(2), pp. 184-199.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num2/art10.pdf.
Acesso em (Data).