A Vida Quotidiana Escolar na Formação Valoral Um Caso
 
Resumo
 

A partir do estudo exploratorio do caso de uma escola primaria revisa-se a experiência de formação em valores mediante a utilização das oportunidades que oferece a vida quotidiana escolar, pois a escola do caso decidiu não realizar um “programa” específico de formação em valores.

O estudo baseia-se numa hipótese que relaciona a convivência com os valores, de maneira que a observação e caracterização da convivência escolar trata de verificar a posta em actos e actuações de comportamentos pertinentes aos valores procurados pela escola. O estudo aproveita-se da investigação cualitativa e indaga pelos significados e valores que os actores educativos põem em jogo tanto no discurso como na cotidianeidad da escola. De tal forma que a pergunta pela eficácia na formação de valores não se responde com a revisão da pedagogia ou as acções de educação moral que se realizam no aula ou no palco escolar. Trata-se de respondê-la desde a observação da socialización que proporciona a escola e suas mostras no aula, no pátio, na família e nas actividades dos alunos.

O estudo conclui na eficácia da formação em valores dadas as evidências reconhecidas sobretudo nos valores de igualdade, inclusión, respeito dos outros, da diversidade e resolução pacífica de conflitos. Inclui-se ao final uma breve reflexão preliminar sobre as possibilidades da opção seleccionada pela escola do caso, sobretudo com relação aos reptos que estão para além da cotidianeidad da escola e influem na formação do carácter. Assim mesmo propõem-se algumas novas questões que surgem do encontrado na investigação.

 
Palavras Chave
 

Convivência escolar, valores, eficácia, igualdade, inclusión.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Bazdresch, M. (2009). La Vida Cotidiana Escolar en la Formación Valoral: Un Caso. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(2), pp. 49-71.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num2/art3.pdf.
Acesso em (Data).