Diferenças na Percepção de Variáveis Educativas Antes e Depois da Implantação de Sistemas de Credenciamento de Qualidade
 
Resumo
 

Os autores deste trabalho se perguntam se os programas para o credenciamento da qualidade através de modelos regulares como EFQM ou ISO, aplicados à educação, redundam realmente numa melhora do funcionamento e dos resultados dos centros que os aplicam. Para responder a esta questão optam pela técnica de investigação por enquete. Seleciona-se uma mostra intencional composta por 167 docentes de 12 centros de diferentes etapas educativas que aplicaram programas de credenciamento da qualidade.

Os itens da enquete fazem referência às três dimensões tradicionais na investigação evaluativa de centros educativos: entradas, processos e resultados. Com as matizações que se indicam no artigo a conclusão final é que o professorado percebe que, em general, desde a posta em marcha do programa para o credenciamento da qualidade, tanto o funcionamento como grande parte dos resultados do centro melhoraram, e que esta melhora está relacionada com os programas de credenciamento da qualidade.

 
Palavras Chave
 

Educação,avaliação, qualidade, credenciamento, mudança.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Etxague, X., Huegun, A. Lareki, A., Sola, J.C. y Aramendi, P. (2009). Diferencias en la Percepción de Variables Educativas Antes y Después de la Implantación de Sistemas de Acreditación de Calidad. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(3), pp. 7-18.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num3/art1.pdf. Acesso em (Data).