Pensamento do Professor A respeito do Sucesso ou Fracasso de sua Respectiva
Unidade Educativa
 
Resumo
 

O presente estudo constitui uma análise dos depoimentos de dois grupos de professores de escolas municipais de Copiapó, Terceira Região, Chile, quem são classificados como pertencentes a " Escolas Exitosas" e “Escolas Não Exitosas”, considerando os lucros obtidos nas provas SIMCE, juízo de experientes, e atividades em general.

A tese proposta se refere ao “pensamento do professor sobre o sucesso/fracasso de sua respectiva unidade educativa”, considerando as teorias implícitas, crenças, percepções e visões, que possuem os sujeitos informantes, isto é, pretende-se explicitar os lineamentos cognitivos que guiam a ação do professor.

A investigação se emoldura no paradigma de Pensamentos “do Professor”. Utiliza-se uma metodologia qualitativa de estudo de casos, correspondente ao método da Teoria “Fundamentada” de Glasser e Strauss, que pretende gerar conhecimento desde a base, sem partir de um marco teórico a priori, senão que do relato dos participantes.

O estudo deixa em evidência que na percepção dos professores, os elementos mais relevantes do sucesso/fracasso de suas escolas são a visão de liderança, visão de escola, qualidade dos professores, qualidade dos alunos e apoderados, e a percepção sobre a aprendizagem dos educandos, o que se manifesta em objetivos claros e orientados às tarefas, avaliação permanente, tanto interna como externa ao estabelecimento, aperfeiçoamento de professores em serviço, clima organizacional muito positivo, sistema colaborativos entre os membros do sistema educativo, e expectativas de altos rendimentos por parte da totalidade dos agentes envolvidos.

 
Palavras Chave
 

Representações sociais, teorias implícitas, liderança, organização educativa, clima organizacional, formação inicial de professores.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Salgado, J. (2009). Pensamiento del Profesor Acerca del Éxito o Fracaso de su Respectiva Unidad Educativa. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(3), pp. 47-68.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num3/art4.pdf. Acesso em (Data).