El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Variações do Regime Acadêmico em Escolas Médias com População Vulnerável.
Um Estudo de Casos no Área Metropolitana de Buenos Aires
 
Resumo
 

Este trabalho toma como objeto de análise o regime acadêmico da escola secundária, propondo-se descrever e analisar as modalidades e formas que toma em escolas que trabalham com população em situação de vulnerabilidade. Na tradição de investigação sobre a escola secundária, a consideração do regime acadêmico como assunto que afeta a experiência escolar dos estudantes é pouco frequente, pese a que os regimes propõem condicionamentos difíceis de modificar que podem operar pondo obstáculos, quando não obturando, a trajetória escolar dos alunos.

A investigação “Escola média e setores vulneráveis. Regime acadêmico e sentido da experiência escolar” (PICT 33531 UNQ- UNGS, Argentina) concentrou-se na análise de duas iniciativas recentemente implementadas no Área Metropolitana Buenos Aires, desenhadas como oferta específica para os adolescentes e jovens, e que atendem aspectos do regime acadêmico: as Escolas de Reingreso na Cidade Autônoma de Buenos Aires e as Escolas Secundárias Básicas na província de Buenos Aires. Em ambos casos, estão trabalhando sobre dificuldades anteriores encontradas no atendimento da população escolar vulnerável.

No artigo se avança na conceptualización de regime acadêmico, apresentam-se as experiências estudadas e se analisa a diversidade de formas de apropriação que podem produzir-se a partir das modificações propostas em cada uma delas, tanto no regime acadêmico em sentido estrito, como nas formas mais amplas de organização do trabalho escolar. Como fechamento, destacam-se as características diferenciais que possuem os dois tipos de inovação analisados e as tensões que resolvem ou instalam, tanto para a análise das experiências institucionais como para as lógicas das políticas educativas que as animaram.

 
Palavras Chave
 

Escola secundária, regime acadêmico, população vulnerável.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Baquero, R., Terigi, F., Toscano, A.G., Brisciol, B. y Sburlatti, S. (2009). Variaciones del Régimen Académico en Escuelas Medias con Población Vulnerable. Un Estudio de Casos en el Área Metropolitana de Buenos Aires. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(4), pp. 292-319.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num4/art15.pdf. Acesso em (Data).