El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


A Educação em e para a Convivência Positiva em Espanha
 
Resumo
 

As investigações nas que Mercedes Muñoz-Repiso Izaguirre participou, seus livros, artigos e conferências foram um referente para o grupo de pessoas das diferentes comunidades autônomas espanholas que recentemente criaram a Associação para a Convivência Positiva “CONVIVES”. 

Apesar de que a investigação educativa em Espanha levava tempo contribuindo dados que faziam evidente a necessidade de abordar a convivência como elemento finque da educação, foram alguns acontecimentos mediáticos os que, ao gerar alarme social, aceleram a tomada de decisões das administrações e centros educativos ao respecto.

Este artigo pretende oferecer uma mirada à situação da educação em e para a convivência positiva em Espanha neste momento, algumas reflexões sobre as diferentes dimensões da mesma, o papel da imprensa escrita na visão e difusão da mesma e a legislação a que deu lugar, tanto no governo espanhol como nas diferentes comunidades autônomas.

 
Palavras Chave
 

Convivência positiva, disrupción, mediação, maltrato entre iguais e legislação.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Zaitegi, N. (2010). La Educación en y para la Convivencia Positiva en España. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (2), pp. 93-132.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num2/art5.pdf. Acesso em (Data).