El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Os Protagonistas dos Conselhos Educativos Institucionais:
Tensões e Dilemas da Participação na Gestão da Escola Pública
 
Resumo
 

As reformas que iniciaram vários países da região incluem a participação da comunidade educativa como espaço democrático no que os diversos atores se envolvem ativamente na vida da escola. No Peru desde o ano 2003 -como um mecanismo formal para promover a participação democrática na gestão da educação- se criaram diversas instâncias de participação, acordo e vigilância promovidas e regulamentadas desde o Estado e que se constituem numa oportunidade para gerar uma dinâmica democrática nas escolas. Tal é o caso do Conselho Educativo Institucional (CONEI), órgão conformado pelo Diretor e os sub-diretores, e os representantes de professores, alunos e famílias de cada escola.

Neste artigo apresentamos alguns dos resultados de uma investigação realizada sobre os CONEI em seis escolas públicas de distrito de Puente Pedra (Lima). Aqui analisamos -desde os mesmos protagonistas do CONEI e desde uma perspectiva micropolítica- duas das perguntas que guiaram o trabalho: como se percebe a participação do CONEI na gestão da escola? e que tensões se encontram?

Existe um regulamento que facilitou a constituição de ditos organismos nas escolas públicas do país; no entanto, isso não tem estado acompanhado de uma real mudança na concepção de participação e, muito menos se traduziu numa prática autêntica de participação. Isso por sua complexidade e pelas condições culturais e micropolíticas que jogam em seu desenvolvimento. Apesar que no discurso se valoriza a inclusão de docentes, alunos e pais na gestão da escola, encontramos ainda a centralidad na figura da direção, a desvalorização da participação de pais e alunos, a desconfiança nos outros, e as resistências e temores a perder poder.

 
Palavras Chave
 

Participação, conselho educativo institucional, gestão da educação, micropolítica.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Diaz, C., Alfaro, B., Calderón, L. y Álvarez, N. (2010). Los Protagonistas de los Consejos Educativos Institucionales: Tensiones y Dilemas de la Participación en la Gestión de la Escuela Pública. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (3), pp. 31-49.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num3/art2.pdf. Acesso em (Data).