El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


A Participação das Famílias: Ingerência na Gestão e Apoio à Aprendizagem
 
Resumo
 

O trabalho que se apresenta constitui um avanço da investigação em curso “Trabalho Pedagógico e contexto social e normativo” que se realiza em escolas primárias da Cidade de Buenos Aires. Neste artigo se analisa que características assume a participação das famílias em função do nível socioeconômico e do tipo de gestão das escolas.

A indagação se levou a cabo a partir de um estudo qualitativo etnográfico que propõe a comparação sistemática de quatro escolas de Educação Básica da Cidade de Buenos Aires. A seleção dos casos combina as variáveis: nível socioeconômico (alto e baixo) e tipo de gestão (estatal e privada).

Em primeiro lugar os resultados mostram as estruturas previstas nas escolas para a participação das famílias. Em segundo lugar se analisa a forma em que os pais expressam suas inconformidades e o grau de ingerência que têm suas reclamos na gestão da escola. Por último se oferece uma descrição do compromisso que assumem os pais com o processo de aprendizagem de seus filhos.

Podemos concluir que a participação das famílias na escola toma forma em função de diferentes condicionamentos, tanto econômicos como culturais. Consideramos que é necessário ter em conta os matizes que adquire de participação das famílias em função do contexto para que dito processo possa operar como reaseguro de sua melhora e não como promotor de maior inequidad.

 
Palavras Chave
 

Participação das famílias, escola e contexto, micropolítica escolar.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Carriego, C. (2010). La Participación de las Familias: Injerencia en la Gestión y Apoyo al Aprendizaje. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (3), pp. 50-67.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num3/art3.pdf. Acesso em (Data).