El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


O Papel das Famílias nos Processos de Avaliação Institucional dos Sistemas Educativos: uma Análise sobre a Visão de Experientes Educativos
 
Resumo
 

O auge dos processos de avaliação dos sistemas educativos nacionais influi de maneira decisiva nos agentes educativos. Por isso se estabelecem algumas bases teóricas vinculadas às políticas educativas e se apresentam os resultados de uma investigação em onde se pede, através do método Delphi, a opinião de um grupo de experientes sobre o impacto das políticas de avaliação institucional no papel das famílias. Para isso se fizeram duas rondas de perguntas. Uma primeira onde através de uma Entrevista de Opinião com Perguntas de Modalidade Aberta, se lhes pedia que definissem o papel das famílias e o corpo discente ante as políticas de avaliação E uma segunda opinião utilizando a Entrevista Aberta Semiestructurada para detectar o grau de acordo ou desacordo sobre uma série de frases categorizadas depois de uma análise de conteúdo.

Entre os resultados mais marcantes e em relação ao conteúdo das frases prima uma perspectiva participativa e de receptores de informação. Em mudança, a idéia de controle por parte das famílias quanto a sua capacidade de exigência de rendição de contas é de muita menor intensidade, podendo dizer que o nível de exigência e supervisão está em parte restringido. Também cabe destacar que o maior grau de acordo entre os experientes se mostra em itens que potencian uma perspectiva das famílias como informantes e receptores privilegiados dos resultados da avaliação. Enquanto existe menor grau de acordo quando às famílias se lhes atribui papéis mais ativos na posta em prática das políticas de avaliação.

 
Palavras Chave
 

Avaliação institucional, experientes, papel das famílias, participação educativa.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Santana, F. y De la Guardia, R.M. (2010). El Papel de las Familias en los Procesos de Evaluación Institucional de los Sistemas Educativos: un Análisis sobre la Visión de Expertos Educativos. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (3), pp. 68-78.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num3/art4.pdf. Acesso em (Data).