El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


OIR (Olimpíadas de Inglês de Rafaela)
 
Resumo
 

Todos lembraremos em que a escola, ao ter perdido o monopólio do saber já não pode ensinar só. Precisa, como dizem as leis e os teóricos, do involucramiento das famílias e da comunidade. Uma das formas que tem a escola de chegar a sua comunidade inclui o planejamento de atividades com autoridades locais, templos, diferentes grupos e organizações civis.

Um caso de melhora escolar baseada no acordo entre atores sociais se dá nas OLIMPÍADAS DE INGLÊS na cidade de Rafaela (Província de Santa Fé, República Argentina) que se analisa neste trabalho.

A decisão de realizar as Olimpíadas parte das docentes do Professorado de Inglês do Instituto Superior do Professorado N* 2 “Dr. Joaquín V. González”, solicitando-se a colaboração das autoridades municipais locais, dos docentes de inglês das escolas médias da cidade e de diversos empresários que participaram como auspiciantes. Alguns de seus objetivos foram:

  1. Incentivar o estudo do idioma inglês entre os jovens e promover por meio de uma sã concorrência habilidades lingüísticas nesse idioma.
  2. Alentar o desenvolvimento de jovens valores.

Devem destacar-se especialmente duas características desta concorrência: a livre participação e a igualdade de oportunidades para todos os participantes no que faz aos jovens, e o trabalho mancomunado e responsável de diversos setores da sociedade para conseguir seu sucesso e continuidade.

 
Palavras Chave
 

Colaboração escola-comunidade, inovação, melhora, participação e trabalho conjunto.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Passarotto, A.L. (2010). O I R (Olimpíadas de Inglés de Rafaela). REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (3), pp. xx-xx.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num3/art8.pdf. Acesso em (Data).