El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Jovens e Participação Social na Educação. Uma Experiência no
Nível Médio Superior de Chiapas, México
 
Resumo
 

Se apresenta uma experiência de Participação Social (PS) implementada pelo Conselho Municipal de Participação Social na Educação das Margaridas, Chiapas (CMPSE), que teve por objetivo detectar as lideranças juvenis comunitários para incorporá-los, como representantes de seus centros escolares, ao trabalho que vem desenvolvendo o Conselho. Expõe-se o marco legal e os limites da Participação Social na Educação (PSE); o processo seguido durante a consulta nos ensinos médios do município e a estratégia seguida através do “Encontro de Jovens e participação social”, espaço onde os estudantes se constituíram como comunidade escolar de decisão. Assim mesmo, expõem-se as representações e sentidos da ação que os jovens assumem para a participação social, destacando que os atributos escolares incidem na liderança juvenil que assinam, também os sentidos outorgados à PSE, ressaltando o entendimento desta como a esfera das decisões para a melhora da qualidade educativa; e o sentido prático de sua incorporação ao CMPSE ficando emoldurado em dita melhora e como aporte a sua cidadania. Encontramos que as possibilidades do protagonismo juvenil estão presentes nestas valorações, e que a PSE não encontra suas condições de impossibilidade numa suposta apatia ou despolitización juvenil.

 
Palavras Chave
 

Participação social na educação, jovens, nível médio superior, Chiapas, Conselhos Municipais de Participação Social na Educação.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Estrada, M.J. (2010). Jóvenes y Participación Social en la Educación. Una Experiencia en el Nivel Medio Superior de Chiapas, México. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (3), pp. 149-166.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num3/art9.pdf. Acesso em (Data).