El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Avaliação das Práticas Educativas do Professorado dos Centros Escolares:
Indicadores de Melhora desde a Educação Inclusiva
 
Resumo
 

Desde a chegada aos centros escolares do corpo discente com incapacidade no processo de mudança que supôs a integração escolar, a escola se moveu entre a resistência à mudança que esta inovação projetava e as vozes que em muitas ocasiões, de maneira individual, foram abordando as diferentes necessidades educativas de seu corpo discente, por considerá-las responsabilidade de um professorado que ainda não entende isto tão amplo e complexo como é a diversidade. Este caminho foi longo, com muitos obstáculos e da mão da obsoleta pedagogia da homogeneidade e da exclusão. Ainda que fica bastante caminho por percorrer, na atualidade muitos docentes seguimos empenhados na busca de soluções para a mudança desde a opção da educação inclusiva. O artigo que se apresenta pode ser uma mostra disso.

Este artigo descreve a investigação realizada nos centros escolares da província de Alicante, durante os cursos 2008/2009 e 2009/2010 com relação a aspectos relativos ao grau de formação do professorado e as práticas educativas que destes subyacen, com o fim de analisar os processos de mudança e inovação que se estão produzindo nos centros escolares para a consecução de uma educação inclusiva. Sua finalidade foi conhecer as demandas de formação do professorado e os aspectos que podem favorecer ou dificultar desde suas crenças, atitudes e aspectos formativos a implementação de práticas inclusivas. Tomando como referência os objetivos propostos nesta investigação e a partir dos resultados obtidos e a discussão dos mesmos, propusemos uma série de conclusões gerais que podem servir-nos de reflexão para avançar para propostas de melhora em centros desde a perspectiva da educação inclusiva.

 
Palavras Chave
 

Inovação, educação inclusiva, formação do professorado, práticas inclusivas.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Lledó, A. y Arnaiz, P. (2010).Evaluación de las Prácticas Educativas del Profesorado de los Centros Escolares: Indicadores de Mejora desde la Educación Inclusiva. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (5), pp. 96-109.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num5/art6.pdf. Acesso em (Data).