El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Desafios da Investigação e a Prática do Corpo Vivido:
Um Ponto de Vista desde o Método Feldenkrais® de Educação SomáticaA

 
Resumo
 

A educação somática é um novo campo disciplinario que se interessa no corpo vivente, na consciência mediatizada pelo corpo biológico e em seu movimento do corpo vivido dentro do espaço interno e externo. O Método Feldenkrais (MF) e todos os enfoques de Educação Somática, têm necessidades próprias de investigação qualitativa a ser reformulados, tanto para definir suas bases teóricas e científicas, medir os efeitos de suas práticas e para compreender e melhorar os processos de formação dos praticantes e enseñantes.{1} Há que evidenciar o paradoxo mesmo de uma investigação verbal sobre o corpo não verbal e, se se deseja fazer uma investigação qualitativa de qualidade, o pesquisador deve de submeter-se, ele mesmo, à experiência da tomada de consciência de sua corporeidad, -algumas propostas neste artigo por se o leitor se aventura a realizá-las- Por isso, a educação somática propõe uma forma particular de investigação qualitativa. A maior parte dos pontos de vista aqui apresentados, surgem da experiência de Yvan Joly praticante, formador e pesquisador em educação somática e especialmente, como professor do Método Feldenkrais relacionado com a "tomada de consciência do corpo pelo movimento". A integração das idéias foram realizadas por Rose Eisenberg Wieder, exalumna de Yvan Joly, atual docente e pesquisadora educativa nos campos da formação valoral em pró da saúde e ambiente e professora do Método Feldenkrais.

{1} Cabe mencionar que desde 2004, a Federação Internacional do Método Feldenkrais conta com várias investigações desde diversos enfoques, mesmas que são publicadas em sua revista de investigação a nível internacional visitar a pagina http://www.iffresearchjournal.org/index.htm

 
Palavras Chave
 

Educação somática, investigação qualitativa, corporeidad, consciência corporal, autoconciencia pelo movimento.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência
Eisenberg, R. y Joly, Y.(2011). Desafíos de la Investigación y la Práctica del Cuerpo Vivido: Un Punto de Vista desde el Método Feldenkrais® de Educación Somática. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 9 (2), pp. 145-162.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol9num2/art10.pdf. Consultado el (Fecha).