El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Ética em Investigação: Desde os Códigos de Conduta para a Formação do Sentido Ético

 
Resumo
 

Conscientes da multiplicidade de fatores aos que a investigação educativa contemporânea se encontra exposta, e da existência de problemas éticos específicos emergentes a raiz dos novos modos de produção de conhecimento, o presente artigo procura, desde a revisão dos principais códigos de ética existentes, começar a propor medidas de proteção frente aos comportamentos não éticos.

Apresenta-se a formação de construção do sentido ético (sensemaking) para a tomada de decisões na investigação como uma alternativa interessante, já que permitiria adiantar-nos a erros e faltas éticas eventuais, desenvolvendo deste modo práticas de investigação éticas. Isto último se apresenta como uma obrigação tanto para nosso labor investigativo, como para nossos participantes, para nossa profissão e a educação em seu conjunto.

 
Palavras Chave
 

Ética, investigação, educação, conhecimento, formação.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência
Opazo, H. (2011). Ética en Investigación: Desde los Códigos de Conducta hacia la Formación del Sentido Ético. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 9 (2), pp. 61-78.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol9num2/art04.pdf. Consultado el (Fecha).