El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2010 - Volumen 3, Número 3
 
     
Políticas de Avaliação das Escolas em Portugal
 
Maria do Carmo Clímaco
.Resumo
 

A avaliação das escolas teve o seu início em Portugal no final dos anos 80, considerando-se que as diferentes configurações políticas e técnicas que veio a adquirir ao longo dos últimos 25 anos são o resultado da crescente internacionalização do país e da orientação da política educativa nacional no sentido de um programa global de modernização do país, do desenvolvimento de uma cultura de avaliação e prestação de contas e da formação de cidadãos mais participativos e com maior sentido de autonomia e responsabilidade. Neste texto apresenta-se em primeiro lugar o contexto político em que foram surgindo diferentes iniciativas de programas de avaliação de escolas em Portugal e as suas características e percursos, na medida em que explicam parte das características que os diferentes projectos assumiram e o conhecimento que produziram sobre as escolas e o sistema.

De forma abreviada, referem-se as iniciativas desencadeadas pelo ME ou por entidades privadas que foram mais significativas, tendo em conta o nº de escolas abrangidas, os objectivos que se propunham, ou os impactos sobre as próprias escolas.

Descreve-se com mais detalhe o actual sistema de avaliação das escolas que em 2011 completa um ciclo de 5 anos e que neste momento é objecto de avaliação no sentido de consensualizar o tipo de ajustamentos que importa introduzir no modelo e nos instrumentos que o sustentam, antes de se iniciar um novo ciclo, de forma a melhor cumprir a sua função política de prestação de contas e a função social de melhoria da educação escolar.
 
.Palavras chave
 

Modelos de avaliação de escola, auto-avaliação de escola, prestação de contas, melhoria de desempenho.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Clímaco, M.C. (2010). Políticas de Avaliação das Escolas em Portugal. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 3 (3), pp. 9-29.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol3-num3/art1.pdf. Acesso em (Data).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player