El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2011 - Volumen 4, Número 1
 
     

Avaliação Educativa para a Justiça Social

 
F. Javier Murillo, Marcela Román y Reyes Hernández-Castilla
.Resumo
 

A avaliação é um elemento fundamental que contribui de uma maneira determinante a conseguir uma educação que trabalhe desde e para a Justiça Social. Este artigo parte de uma concepção da Justiça Social que, sem esquecer seu componente complexo e fortemente político, destaca seus três elementos de: Distribuição, Reconhecimento e Partição.

Com esta base, distinguem-se duas contribuições da avaliação para a consecución de uma Educação para a Justiça Social e, com isso, de uma sociedade mais justa. Em primeiro lugar, debate-se como deve ser a avaliação numa educação justa e tratam-se temas tais como a necessidade de que seja uma avaliação justa para todos e a cada um dos estudantes, que avalie seu desenvolvimento integral, seu grau de compromisso e envolvimento com a Justiça Social, bem como sua participação e a da comunidade escolar; todo isso tendo em conta suas características bem como a realidade de suas escolas.

Em segundo termo, aborda-se a avaliação da Educação para a Justiça Social; isto é, como deveria se avaliar a educação para verificar que efectivamente esteja a trabalhar desde e para a Justiça Social. Para isso se propõem onze elementos a ser avaliados; entre eles encontram: a universalidad e igualdade no acesso à educação; a heterogeneidad social e cultural dos estudantes em escolas e entre escolas, a qualidade do processo de ensino e aprendizagem no aula, o respecto das condições e recursos para aprender ou o respeito e exercício de direitos dos meninos, meninas e jovens na escola.

 
.Palavras chave
 

Avaliação, justiça social, mudança educacional, escolas.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Murillo, F.J., Román, M. y Hernández Castilla, R. (2011). Evaluación Educativa para la Justicia Social. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 4(1), pp. 7-23.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol4-num1/art1.pdf. Consultado el (Fecha).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player