Diretrizes para Autores

Os artigos devem ser enviados por email, como anexo da mensagem, com extensões .doc, docx ou rtf, para o Diretor da Revista Internacional de Educação para a Justiça Social: F. Javier Murillo javier.murillo@uam.es   

Información General
  • Juntamente com o artigo, é necessário incluir, devidamente preenchido e assinado, a Carta de originalidade, conflito de interesses e cessão de direitos autorais.
  • Os artigos submetidos devem cumprir as normas de publicação e, no caso dos números monográficos, com as datas de entrega.
  • Todos os artigos serão submetidos a uma avaliação duplamente cega por pares que considere a relevância do tema, rigor metodológico, coerência e clareza do texto entre outros, de acordo com os critérios de avaliação.
  • A revista utiliza a ferramenta anti-plágio TURNITIN para garantir a originalidade dos artigos.
  • Os autores irão aderir ao Código de Boas Práticas e Princípios Éticos em Pesquisa, elaborado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Autônoma de Madri e aprovado pelo Conselho de Governadores em 8 de fevereiro de 2013.
  • Os artigos não serão postulados simultaneamente a outras publicações.
  • Recomenda-se aos autores que consultem o seguinte documento sobre Sugestões para escrever um bom artigo científico em Educação.
Normas de Publicação

1. Somente obras inéditas e originais serão aceitas.

2. Os originais podem ser apresentados em espanhol, português ou inglês.

3. Á extensão para artigos seja entre 6.000 e 8.000 palavras.

4. Trabalhos meramente descritivos com pouco valor estatístico não são aceitos.

5. Os artigos serão apresentados de acordo com a seguinte ordem e estrutura:

  • Título do artigo, o mais ilustrativo e conciso possível, escrito primeiro em português/espanhol e depois em inglês, contendo entre 8 e 12 palavras

  • Nome e apelido dos autores, considerando o formulário de assinatura para indexação em bases de dados internacionais.

  • Afiliação profissional de cada um dos autores e do país em que está localizado. Sua referência será identificada ao lado do nome do autor com algarismos arábicos entre parênteses.

  • Resumo (e em inglês), terá 200 palavras. O resumo seguirá a estrutura do IMRYD (Introdução, Métodos, Resultados e Discussão). No caso de revisões de literatura (especialmente meta-análise), o trabalho será resumido sem dividi-lo nestas quatro seções.

  • Palavras-chave (e em inglês): (português e inglês), serão especificadas 5 palavras-chave.

  • Texto do artigo: No caso de artigos empíricos, devem ser ajustados, na medida do possível, às seguintes seções: Introdução, Revisão da literatura, Método, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências:

    • Introdução: É a apresentação geral do artigo, que justificará a importância do problema de pesquisa abordado.

    • Revisão da literatura: Você deve coletar uma revisão da literatura sobre o aspecto estudado, utilizando citações bibliográficas estritamente necessárias. Não incluirá dados ou conclusões do trabalho apresentado. Apresenta o objetivo da investigação.

    • Método: Será apresentado com a precisão que é conveniente para o leitor entender e confirmar o desenvolvimento da investigação. No caso de artigos de metodologia quantitativa, a seção Método será organizada nas seguintes subseções: abordagem metodológica, variáveis, amostra e amostragem, instrumentos para obtenção de informações, trabalho de campo e análise de dados. No caso de artigos de metodologia qualitativa, os conteúdos serão: abordagem metodológica, categorias de análise, participantes, instrumentos de obtenção de informação, trabalho de campo e análise de dados.

    • Resultados: Eles aparecerão em uma seqüência lógica no texto, tabelas ou figuras, e os mesmos dados não devem ser repetidos em todos eles. Esforços serão feitos para destacar observações importantes. As observações feitas com o material e os métodos utilizados serão descritos, sem interpretar ou fazer juízos de valor.

    • Discussão e Conclusões: Resumirão os achados, relacionando as próprias observações com outros estudos de interesse e indicando as contribuições, limitações de ambos. Os dados ou outros materiais já mencionados em outras seções não devem ser repetidos em detalhes. Mencione as inferências das descobertas e suas limitações, incluindo deduções para pesquisas futuras. Relacione as conclusões com os objetivos do estudo, evitando declarações e conclusões gratuitas que não são totalmente suportadas pelos dados de trabalho.

    • Referências: As referências que possuem DOI (Digital Object Identifier System) devem aparecer com seu link correspondente. As regras da APA devem ser seguidas obrigatoriamente (APA 7ª ed). Aqui estão alguns exemplos de referências:

Artigos de revistas:

Murillo, F. J. (2016). Midiendo la segregación escolar en América Latina. Un análisis metodológico utilizando el TERCE. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 14(4), 33-60. https://doi.org/10.15366/reice2016.14.4.002.

Livros:

Murillo, F. J. (Coord.). (2017). Avances en liderazgo y mejora de la educación. Actas del I Congreso Internacional de Liderazgo y Mejora de la Educación. RILME.

Capítulos de livros:

Bolivar, A. y Murillo, F. J. (2017). La escuela importa. Los efectos diferenciales de la escuela y el liderazgo en la equidad. En J. Weinstein y G. Muñoz (Eds.), Mejoramiento y liderazgo en la escuela. Once miradas (pp. 71-112). CEDLES.


  • Outros aspectos a considerar:

    • Agradecimentos: Os autores incluirão bolsas de estudos, auxílio financeiro ou apoio que foram contados (Projetos de Pesquisa) para o subsídio de trabalho e outras especificações, quando apropriado.
    • As citações bibliográficas devem ser extraídas dos documentos originais, indicando sempre a página inicial e final do trabalho de onde provêm. Para garantir a coerência, a qualquer momento do processo editorial, a direção da revista podem exigir a / as autores / as de enviar a primeira página (fotocópia) de cada um dos artigos citados na literatura.
    • Quadros: Devem ser numeradas de acordo com sua ordem de aparição no texto com algarismos arábicos. Eles serão usados para esclarecer pontos importantes que não aceitam a documentação dupla. Os autores devem identificar cada tabela com um título e especificar sua origem.
    • Figuras: Devem ser numeradas de acordo com sua ordem de aparecimento no texto com algarismos arábicos. Todos os tipos de fotografias, gráficos ou desenhos serão considerados.Os autores devem identificar cada figura com um título e especificar sua fonte.
    • Abreviaturas: Somente abreviaturas padrão universalmente aceitas devem ser usadas. Quando você pretende encurtar um termo usado com frequência no texto, a abreviação correspondente, entre parênteses, deve ser acompanhada na primeira vez em que aparecer. Algarismos romanos não serão utilizados no texto, sendo utilizados para decimais a vírgula se o artigo for escrito em espanhol / português, e o ponto no caso do artigo ser escrito em inglês. Nomes comerciais não serão usados a menos que necessário, caso em que na primeira vez em que forem usados eles serão acompanhados pelo símbolo.

6. As Revisões de um livro, artigo ou outro tipo de documento relacionado aos tópicos da revista devem indicar: Título da obra e seu autor, ISBN, número de páginas. Além dos dados do autor da revisão, sua afiliação profissional e seu email. Não há extensão prefixada.