El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
A CULTURA PARA A MELHORIA. ESTUDO EM CENTROS DE EDUCAÇÃO MÉDIA NO CHILE
Resumen

O objetivo deste estudo foi compreender a concepção de integrantes da comunidade escolar sobre seus projetos de melhoria e as maneiras habituais de desenvolvê-los, para revelar a cultura e o modo em que esta favorece ou dificulta os processos associados à melhoria da eficácia escolar.

Este estudo qualitativo se realizou em cinco centros de ensino fundamental, de extratos sociais baixos e médio baixo em Santiago do Chile e diferenciados pelos seus resultados, aprimorados e estagnados. Foram realizadas entrevistas a professores, estudantes e pais.

Os resultados fornecem uma visão panorâmica da cultura escolar para a melhoria. Os centros que melhoram os projetos são assumidos pelos membros como próprios, possuem altas expectativas do projeto educativo, dos professores e de seus estudantes. Há histórias de conquistas e metas compartilhadas pelos membros da comunidade escolar, também normas claras de convivência e relações de colaboração entre os integrantes. Além disso, um ambiente calmo e uma formação de valores estão integrados simultaneamente com a academia.

Os resultados mostram que a cultura da escola marca a diferença na possibilidade de melhoria da eficácia do centro. Este é um tema convergente com o estudo e demanda concreta de justiça social na educação. Os educadores e investigadores necessitam avançar no estudo do sentido e busca de uma sociedade justa, o desenvolver da sociedade civil e a cidadania; reconhecendo direitos e deveres para desenvolver uma ação democrática conseqüente, na escola e na sociedade.

Descriptores
Educação, cultura escolar, cultura para a melhoria, melhoria da eficácia escolar
Texto completo
Texto completo em espanhol HTML
Bajar HTML
Texto completo em espanhol PDF
Bajar PDF
Referencia
Sepúlveda, C. (2012). La cultura para la mejora. Estudio en centros de educación secundaria en Chile. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 1(1), 133-152.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player