El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
A Produção de Sentidos sobre Segurança Alimentar e Nutricional durante a Formação Técnica de Trabalhadoras de Padarias Comunitárias
Resumen
O presente artigo se propõe a compreender como ocorre a produção de sentidos sobre Segurança Alimentar e Nutricional, durante o processo de formação técnica de trabalhadoras de Padarias Comunitárias, que vivenciam uma situação constante de vulnerabilidade social e alimentar, caracterizando-as como potenciais vítimas da Insegurança Alimentar e Nutricional. Para que fosse possível a identificação das condições de produção do discurso, bem como, das filiações de sentido, do interdiscurso, da incompletude, das relações de forças e da antecipação, presentes no mesmo, a abordagem francesa à Análise de Discurso foi adotada como referencial teórico e metodológico. No total, 30 oficinas de formação técnica foram realizadas, entre os anos de 2006 e 2010, totalizando 290 participantes. As oficinas foram trabalhadas no formato de rodas de conversa, visando a co-construção do conhecimento sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Por meio deste modelo pedagógico, evidenciou-se a tensão existente entre os processos parafrásticos e polissêmicos, indicando a significação do termo Segurança Alimentar e Nutricional por parte das trabalhadoras. Entende-se que essa significação somente foi possível, devido ao modelo de educação que entende os sujeitos como protagonistas de sua história e atuantes no processo de produção de novos sentidos, transformando sua realidade social.
Descriptores
Educação popular, Educação em saúde, Educação política e cidadã, Análise de discurso, Segurança alimentar e nutricional.
Texto completo
Texto completo HTML
Bajar HTML
Texto completo PDF
Bajar PDF
Referencia
Anjos, M.C.R., Costa, I.B., Cassiani, S., & von Linsingen, I. (2013). A produção de sentidos sobre segurança alimentar e nutricional durante a formação técnica de trabalhadoras de padarias comunitárias. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2(1), 213-231.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player