El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Cidadania e Justiça Social: Um olhar Etnográfico sobre a Educação Secundária na Argentina
Resumen
No presente artigo abordamos a problemática da educação cidadã em contextos de pobreza, para isso analisamos duas experiências desde a perspectiva etnográfica, as instituições onde realizamos nosso trabalho de campo, através de entrevistas y observações participantes estão localizadas em bairros periféricos da cidade de Rosário, província de Santa Fé, Argentina.
Esperamos que a análise sobre estes casos particulares ilumine a reflexão acerca dos mecanismos de justiça social e de construção de cidadania na educação secundária argentina. Atualmente este país enfrenta o desafio de massificar o nível médio num esquema educativo profundamente desigual, onde as políticas educativas se entretejen com a justiça social, tanto a nível estatal como institucional.
Considerando essa situação investigamos a complexa relação que ocorre nos modelos de cidadania e as condiciones de cidadania, aspecto que nos conduz a refletir sobre o peso analítico de categorias como estrutura para pensar as condições educativas e a capacidade dos sujeitos inscritos. A partir disso argumentamos que a construção de realidades mais igualitárias depende tanto das políticas estatais, como do trabalho dos docentes, neste sentido sustentamos que as escolas podem elaborar suas próprias estratégias de justiça social.
Conforme mencionamos também examinamos os modelos de justiça social que atravessam a atual política educativa e os mecanismos de justiça social que, se desenvolvem no cotidiano escolar das instituições estudadas, onde se enfrenta o desafio de formar cidadãos em contextos de desigualdade social.
Descriptores
Justiça Social, Cidadania, Educação Secundária, Etnografia, Desigualdade educativa, Cotidiano escolar.
Texto completo
Texto completo em espanhol HTML
Bajar HTML
Texto completo em espanhol PDF
Bajar PDF
Referencia
Alucin, S. (2013). Ciudadanía y Justicia Social: una mirada etnográfica sobre la Educación Secundaria en Argentina. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2(1), 49-68.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player